sintracon - sp
  • Idoso que nunca contribuiu pode receber R$ 937 ao mês
  • 02/08/2017 - Artigo
  • Boa notícia para os idosos a partir dos 65 anos, de baixa renda comprovada, e os portadores de deficiência física de qualquer idade.

As pessoas que estão na condição acima mencionada podem pleitear, junto ao INSS, um salário mínimo de R$ 937,00 por mês, mesmo sem ter feito qualquer contribuição à Previdência Social.

Os portadores de deficiências física, mental ou sensoriais devem ser qualificados como impossibilitados de participar de forma efetiva na sociedade e em igualdade de condições com as demais pessoas. Os possíveis beneficiários, então, passam por perícia.

A renda do grupo familiar precisa ser menor do que um quarto do salário-mínimo vigente por pessoa, ou seja, R$ 234,25. Entram neste grupo o cônjuge, filho e irmãos menores de 21 anos, além dos pais, por exemplo. Todos devem viver na mesma casa.

CadÚnico

Desde 2016, o governo colocou um requisito a mais para o cidadão pedir o BPC. É necessário estar inscrito no CadÚnico, o cadastro utilizado para programas assistenciais do governo, como o Bolsa Família.

O CadÚnico é feito nos postos do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de cada município e tem requisitos específicos. É necessário ter renda de meio salário-mínimo por pessoa do grupo familiar (R$ 468,50) ou até 3 pisos de renda mensal total (R$ 2.811).

Sindicalista e deputado estadual
  • SINTRACON-SP