PUBLICADO EM 06/06/2019

Em vez de construir obras, a empresa constrói dívidas gigantescas, não paga seus fornecedores e penaliza o trabalhador

À zero hora do próximo dia 10 de junho, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) vai paralisar as 16 obras que a Gafisa tem na cidade de São Paulo.

Na opinião do líder do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, em vez de construir obras, a empresa vem construindo dívidas gigantescas, desde que abriu moratória para aumentar seu caixa e valorizar suas ações.

Na época, seu presidente era um coreano chamado Mu Hak You, que comprou cerca 37% das ações da Gafisa, assumiu o controle e começou a fazer verdadeiros absurdos contra os operários.

“A moratória, todavia, foi danosa para os empreiteiros que trabalham para a construtora e não recebem qualquer tostão há meses. O calote, obviamente, influi nas relações entre capital e trabalho. Os trabalhadores estão vivendo um drama, com pagamentos atrasados, sem pagamento de férias e recolhimento de Fundo de Garantia”, diz o líder Ramalho da Construção. E continua:

“O coreano, cuja gestão conseguiu acabar com a Gafisa, uma das mais conceituadas empresas do mercado, caiu fora. Em seu lugar vieram novos investidores, que se preocupam muito mais com publicidade e montagem de luxuosos estandes de vendas e muito menos em pagar pelo passivo”, salienta o sindicalista.

O Sintracon-SP conversou com a Gafisa, mas sem sucesso. Daí o motivo da greve do próximo dia 10 de junho.

“A paralisação será por tempo indeterminado, até que os donos da Gafisa resolvam arregaçar as mangas e pararem de brincar de prejudicar a vida alheia e, também, dos consumidores que compram seus produtos”, conclui Ramalho da Construção.

Sintracon-SP

AJJ – MT – 12.597 – 99907.3509