Aluguel na capital chega a ter queda de 14%

O valor do aluguel residencial em São Paulo caiu 3,2% nos últimos 12 meses terminados em janeiro de 2016, de acordo com o Secovi-SP (sindicato da habitação). O resultado foi o pior da série histórica, que começou em 2004.

Nesse período, o IGP-M, usado para reajustar o aluguel, ficou em 10,9%.

“Os proprietários já entenderam que o mercado não é o mesmo que há dois anos e estão mais dispostos a reduzir os valores para manter os imóveis ocupados”, afirma Mark Turnbull, diretor de locação do Secovi-SP.

Diante desse cenário, quem procura casa ou apartamento para alugar encontra condições favoráveis. No bairro de São Mateus (zona leste da capital paulista), o preço do m² de um imóvel de dois dormitórios chega a R$ 13, 60. Já nos Jardins (zona oeste), o m² sai por R$ 36,46.

Também na zona leste foram registradas as maiores quedas nos preços ante janeiro de 2015. Em Cangaíba, a redução foi de 13,9%, seguido pelo Tatuapé, com 11,73%.

Para Turnbull, a retração nos preços deve continuar. “Não há indicativo algum de melhora para o mercado. Este é o momento do locatário”, afirma.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo-20.02.2016

siga-nos