Aposentado na ativa pode sacar FGTS mensalmente

 
(*) Ramalho da Construção

 

As regras propostas pelo Governo Federal, a serem submetidas à aprovação pelo Legislativo, todos sabemos, é para que ninguém consiga de aposentar.Para se obter o benefício integral, homens e mulheres terão de ficar no batente 49 anos, o que é uma utopia.

 

Afora isso, o salário dos já aposentados é uma miséria. Não encara um supermercado, não. Por esse motivo, é difícil se encontrar um veterano de guerra que não esteja na ativa, dando duro para complementar sua básica sobrevivência.

 

Com certo estardalhaço, a mídia informa que o aposentado que está na ativa pode sacar o FGTS mensalmente. 

 

Para ter tal direito, é preciso que o empregado continue na empresa pela qual deu entrada no benefício do INSS e tenha carteira assinada. Ou seja, fulano precisa ser qualificado pela ciência com o rótulo de mosca branca. 

 

Digo isso e exemplifico: Aposentado que continua a trabalhar na mesma empresa dificilmente permanece com a carteira de trabalho assinada. Vira um PJ.

 

De qualquer forma, a notícia é positiva. O cidadão e sua condição de aposentado todo mês pode ir na boca do caixa e retirar, sem mais delongas, o dinheiro que lhe é depositado no fundo. 

 

Para tanto, basta ir na Caixa Econômica Federal e registrar seu pedido: desejo ter o depósito mensal transferido para a minha conta. 

 

Vale ressaltar que o empregador deposita no FGTS, mensalmente, um percentual fixo de 8% sobre o salário do empregado. 

 

Isso significa que um aposentado na ativa com remuneração de R$ 1 mil no trabalho poderia sacar do fundo R$ 80 por mês. 

 

Mas vale a pena lembrar que a data de vencimento do depósito é no dia 7 de cada mês, e que a transferência para a conta solicitada pelo trabalhador leva pelo menos 15 dias. 

 

Detalhe: poucos sabem uma das piores aplicações, ou a pior, é deixar dinheiro no FGTS. Melhor tirar e investir numa aplicação cuja renda seja maior.

 

Ramalho da Construção

Sindicalista e deputado estadual pelo PSDB-SP

siga-nos