fbpx

Atevaldo Leitão, diretor do Sintracon-SP e Conselheiro Curador do FGTS, participa de articulação para distribuir R$ 8,12 bilhões a trabalhadores

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 18/08/2021

Na tarde desta terça-feira (17), Atevaldo Leitão, diretor-executivo do Sintracon-SP e Conselheiro Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), nomeado pela Força Sindical, participou da liberação de R$ 8,12 bilhões do lucro de rendimentos do fundo para trabalhadores brasileiros.

Atevaldo foi responsável por um dos 12 votos que aprovaram esta iniciativa do Governo Federal.

Entenda

O Conselho Curador do FGTS aprovou nesta terça-feira (17) a distribuição de R$ 8,12 bilhões do lucro de rendimentos do fundo no ano passado para os trabalhadores.

A liberação é parte dos lucros do Fundo de Garantia, que resultam dos juros cobrados de empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria. Ela é feita desde 2017 e melhora o rendimento dos recursos depositados no fundo

O pagamento deste ano será feito de forma proporcional ao que o trabalhador tinha na conta até o dia 31 de dezembro. Todos os valores serão pagos até o dia 31 de agosto.

De acordo com Atevaldo Leitão, a correção será de 4,92%: “Trabalhadores que tinham, por exemplo, 10 mil reais na conta em dezembro do ano passado, receberão 492 reais, retorno acima da poupança, que encerrou 2020 com um resultado negativo de 2,30%”, explica.

O valor representa 96% do resultado positivo registrado em 2020. Segundo informou o Ministério da Economia, a distribuição de resultados alcançará cerca de 191,2 milhões de contas vinculadas, que acumulavam saldo de R$ 436,2 bilhões ao final de 2020.

Como consultar o saldo

A consulta pode ser feita no site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa.

Honra

O Sintracon-SP se sente honrado em ter seu diretor como representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS, em nome da Força Sindical, e ao lado de José Abelha Neto, da Central Única dos Trabalhadores e Neucir Paskoski, da União Geral dos Trabalhadores.

A entidade parabeniza Atevaldo Leitão pelo excelente trabalho que tem feito no Conselho, assumindo o papel que antes era realizado com excelência pelo presidente da entidade, Ramalho da Construção.

“Passei este papel importantíssimo para o nosso diretor Atevaldo Leitão, pois sei que ele é um profissional dedicado e assistirá os trabalhadores brasileiros com muita responsabilidade e empenho. Parabéns a ele por ter participado desta iniciativa do Governo”, elogia e conclui Ramalho.