FIQUE ATENTO – Você tem até quinta para sacar o benefício do PIS

27-12-2016 -Assessoria de Comunicação

Este pode ser um “presentinho” financeiro extra se você, em 2014, trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada. Estamos falando do abondo PIS/PASEP disponível, até quinta-feira, 29, para cerca de 350 mil beneficiários no Estado de São Paulo. Então é preciso correr a qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e retirar o valor de aproximadamente um salário-mínimo (R$ 880,00).

Para o presidente do Sintracon-SP -Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, é importante o trabalhador retirar este benefício. “É um valor muito bem vindo nesta época e pode auxiliar principalmente nas contas do início do ano, como IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, entre outras despesas”, comentou Ramalho da Construção.

Segundo o jornal Diário de São Paulo, em sua edição de hoje, o Ministério do Trabalho fez um levantamento por regiões e estados e trazem uma estatística interessante: cerca de 1,2 milhão de trabalhadores que não fizeram o saque no prazo inicial e São Paulo tem o maior número das retiradas pendentes.

A publicação destacou também que são 353.054 trabalhadores, de um total de 395.188 com direito ao abono de 2014. Apenas 42.134 deles retiraram o valor.
Ainda de acordo com a pasta, até o último dia 20, faltavam 917.075 saques do abono de 2014. São R$ 802 milhões disponíveis, considerando o valor médio de saque individual, de R$ 874,84.

Saques

Para realizar o saque, o jornal Diário do Povo explica que para os beneficiários  que possuem Cartão Cidadão com senha podem realizar nos terminais de autoatendimento da Caixa e em lotéricas até na sexta-feira, quando   as agências  estarão fechadas.

Dentro da Média
O ministério do Trabalho informou que, apesar do baixo índice de saques no país durante a extensão do prazo, o volume total de saques está dentro da média. Em nota explicaram que historicamente, o percentual de abonos não sacados oscila de 4% a 5%. No total de abono salarial de 2014, o Ministério do Trabalho chegou a quase 95% de saques, de um total de 23,5 milhões de trabalhadores identificados com direito ao benefício.

Mudanças

Desde o dia 28, começou a ser pago o abono salarial do ano-base 2015. Quem nasceu de julho a dezembro, tem o direito ao benefício ainda  este ano e os nascidos entre janeiro e junho, recebem no primeiro trimestre do ano que vem. Segundo o Ministério do Trabalho, o recurso ficará à disposição até 30 de junho de 2017. A estimativa da pasta é que sejam destinados R$ 14,8 bilhões, para 22,3 milhões de trabalhadores.

Para esse novo calendário, também estão valendo as novas regras de pagamento definidas pela nova lei,  de junho de 2015. A principal mudança está no cálculo do valor do abono, que será proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem exerceu atividade remunera em carteira durante apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário-mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral.

Fonte: http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/94723/abono-do-pis-pode-ser-sacado-at-quinta-feira