INFILTRAÇÕES – Reparos precisam de conhecimento técnico

05-12-2017 – Assessoria de Imprensa
 
As infiltrações de água são silenciosas e mais comuns do que parece. Geralmente, surge uma goteira no teto, um vazamento na parede ou manchas esverdeadas nas extremidades das divisões, o que pode abalar a estrutura do imóvel, além de prejudicar a saúde dos residentes.  
 
Profissionais do setor da construção civil alertam sobre a importância da imperbealização, que deve ser realizada em todas as partes das área em que aconteceu a infiltração e sempre por profissionais capacitados. A opinião é compartilhada pelo presidente do Sintracon-SP – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo, Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção. 
 
“Esta é uma atenção muito bem observada e executada nos canteiros de obras quando o prédio começa a ser erguido. Prevenir é melhor do que remediar. Depois que a obra está concluída, as ações de reformas tornam-se mais caras, sem falar no transtorno para os proprietários. Tudo isso pode ser reduzido quando o projeto ainda está em execução”, comenta o presidente Ramalho da Construção.
 
Origem das infiltrações
 
Antes de solucionar o problema, é preciso identificar a origem das infiltrações. Para isso, existem quatro maneiras de chegar a uma conclusão:
 
De baixo para cima -há diversas ocasiões onde o problema inicia-se nos alicerces, comprometendo a construção do imóvel desde o início e permitindo que a umidade da terra suba pelas paredes. 
 
De cima para baixo -em alguns casos, a calha e a telha quebrada podem causar as infiltrações.
 
Análise lateral -é possível, também, verificar o problema na casa do vizinho. Isso acontece quando duas residências são separadas por apenas uma divisão.
 
Encanamentos prejudicados -antes de perfurar uma parede, o profissional ou o proprietário deve atentar-se ao encanamento para não prejudicá-lo. 
 
Mofos
 
É um tipo de fungo que cresce em áreas úmidas (infiltrações), como banheiros, porões e cozinhas. É prejudicial à saúde, uma vez que pode despertar reações alérgicas e prejudicar os pulmões, quando inalado diretamente. Portanto, é necessário tratar todas as infiltrações, para que o imóvel e a saúde dos residentes não sejam prejudicados. 
 
Grupos
 
Os especialistas alertam que é necessário identificar o tipo mais adequado de produto para cada serviço a ser executado. Existem dois grupos de impermeabilizantes: os rígidos, que incorporam a estrutura e são porosos; e os flexíveis, que se adaptam às possíveis movimentações na estrutura.
 
LEGENDA
 
Os produtos para combater infiltração precisam ser aplicados por profissionais qualificados

siga-nos