fbpx

PADARIA NA OBRA É SUCESSO EM CANTEIROS DE SÃO PAULO; CERCA DE 40 MIL TRABALHADORES JÁ SÃO ATENDIDOS PELO PROJETO

Imagem: Sintracon-SP

Publicado em 09/06/2022

No decorrer dos últimos dois anos, o projeto Padaria na Obra, implantado pela primeira vez em um canteiro da Construtora Tegra, em outubro de 2020, com acompanhamento do Sintracon-SP, acumula sucesso e elogios no setor da construção civil.

Segundo levantamento realizado pela diretoria do Sindicato, cerca de 240 obras já implantaram o projeto e 40 mil trabalhadores são beneficiados diretamente pela iniciativa. A última implantação aconteceu nesta quinta-feira (09), numa obra, como projeto piloto, da Construtora MPD.

De acordo com o diretor-executivo, Ramalho Junior, o projeto que consiste em unificar o fornecimento do café da manhã e lanche da tarde das construtoras tem sido elogiado por empregadores e trabalhadores.

“Os trabalhadores estão contentes com o café da manhã e lanche da tarde. Segundo eles, não há mais motivos para reclamar da qualidade da refeição. Tanto os pães quanto os cafés estão sendo servidos no padrão das padarias tradicionais da cidade”, explica Junior.

E continua: “No caso das construtoras, elas também têm elogiado a iniciativa. Elas perceberam, por relatórios internos, que com a satisfação dos operários referente ao café da manhã e lanche da tarde, o número de reclamações diminuiu e a produtividade dos trabalhadores aumentou”.

Opinião

Wilton Souza, ajudante, de 31 anos, é sócio do Sindicato e avalia o projeto como incentivo para que respeitem cada vez mais os trabalhadores da construção civil.

“A Padaria na Obra é uma benção. Pão quentinho, café fresquinho, não tem coisa melhor. Isso é respeito ao trabalhador. Chega de café requentado, mortadela quase azeda. Sou muito grato ao Sindicato”, comenta Wilton.

5a4c7634-70d9-411d-b4d7-a5ada483de5f
Wilton Souza contente com o novo projeto em seu local de trabalho

Entenda mais sobre o projeto

A Padaria na Obra consiste em unificar o fornecimento do café da manhã e lanche da tarde das construtoras. Os pães são assados todos os dias na hora do café, no refeitório da obra, e são servidos em prato de vidro, junto com os frios e fruta da época.

A empresa também disponibiliza faca descartável para o trabalhador cortar o seu próprio pão e passar sua manteiga/margarina a vontade.

O café e o leite ficam em máquinas separadas para garantir o frescor e a temperatura ideal para os trabalhadores se servirem. Algumas empresas, inclusive, já aderiram ao copo americano de vidro, diminuindo, assim, o impacto ao meio ambiente, que é provocado por copos descartáveis de plástico.

100% das obras

Entendendo a efetividade do projeto, algumas construtoras já implantaram o projeto em todos os canteiros de obras. São elas: Cury; BN Bueno Neto; Racional Engenharia; Wtorres; Plano & Plano; Fonseca & Mercadante; Tegra; Adolfho Lindenberg – CAL; Sinco Engenharia; Construtora Marques; EZTEC; Construtora Prohidro; SKR Engenharia; LOCK Engenharia.

Relação de construtoras com ao menos um canteiro com Padaria na Obra:

De acordo com a diretoria do Sintracon-SP, as seguintes construtoras já implantaram o projeto em ao menos uma obra: Construtora MRV, Construtora BP8, Construtora Exto, Afonso França, Construtora MPD, Cyrella, Vibra Engenharia, Construtora Dialogo, Construtora GDA, Construcompany, Construtora Even, Construtora Dubai, Construtora P4, Porto Ferraz, RFM, Tecnum, Kassas do Grupo Kallas, Certek, Orca Engenharia, Rocontec, MAC construtora, Direcional, Econ, Sugoi, Engetecnica, Trisul, e outras.

Como solicitar na minha obra?

Segundo a diretoria do Sintracon-SP, os trabalhadores que se interessarem pelo projeto devem entrar em contato com o Sindicato para fazer a solicitação de implantação na obra.

Em caso de dúvidas, fale com o Sindicato: 3388-4800 – Departamento de Base.

Empresas

As construtoras que ainda não aderiram ao projeto, mas desejam conhecer um pouco mais sobre a Padaria na Obra, falar com o diretor-executivo e coordenador do projeto, Ramalho Júnior: 98478-0713.