País perde um milhão de empregos com crise da construção civil

PUBLICADO EM 05/07/2019

A receita das construtoras envolvidas na Operação Lava Jato caiu 85% desde 2015. O levantamento, feito pelo jornal Valor, com base nos balanços das companhias, indica que os resultados desabaram de R$ 71 bilhões para R$ 10,6 bilhões.

“A crise do setor resultou na perda de um milhão de empregos formais no Brasil, entre 2015 e 2018”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, Ramalho da Construção.

Segundo ele, no período, o País teve redução de 2,6 milhões de postos – ou seja, só a construção respondeu por, aproximadamente, 40% do desemprego.

“Quando vemos desaparecer um milhão de empregos, por exemplo, 700 mil são do setor”, calcula Ramalho.

Empresas como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, UTC e Constran estão entre os grupos que mais perderam mercado.

Investimento

“Além dos efeitos da Lava Jato, outro fator que provocou a queda de receita foi a redução de investimento do Governo, que agravou a crise financeira das empresas. Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgada em maio, 37% de obras financiadas com recursos da União estão paralisadas”, salienta Ramalho da Construção.