Panorama sombrio. Inadimplência atinge mais da metade das empresas

O governo brasileiro vai quebrando recordes negativos e acumulando incertezas e desespero em seu povo.
. Mais da metade das empresas do País estão inadimplentes. São, ao todo, 4 milhões.
. Juntas, essas empresas, quebradas, somam dívidas de R$ 92 bilhões, segundo dados da Serasa.
. Elas devem a bancos, tiveram títulos protestados, passaram cheque sem fundos e enfrentam ações judiciais por não pagarem funcionários ou fornecedores.
. Alguns motivos de inadimplência são o aumento dos juros, o crédito restrito e queda nas vendas, ou seja, o quadro de recessão na economia afeta o ritmo de negócios e a geração de caixa nas empresas.
. Nove em cada dez inadimplentes são de micro e pequeno porte. E mais da metade delas está na região Sudeste.
. Em termos de pessoas físicas, a Serasa registra que 3,1 milhões de consumidores entraram no vermelho, de dezembro de 2014 até agosto de 2015.
. Ainda segundo o órgão, 57,2 milhões de pessoas estão com dívidas até o pescoço, especialmente em bancos (financiamento de carros, imóveis, falta de pagamento de luz, água e telefone).
. Juntos, esses consumidores devem R$ 246 bilhões.
. Desemprego e inflação alta explicam o aumento do endividamento.

Sindicalista e deputado estadual pelo PSDB-SP