Paulinho da Força faz emenda que amplia valor máximo para retirada única no Fundo

O deputado federal, Paulinho da Força (Solidariedade-SP) apresenta duas emendas à medida provisória 889, que libera a grana do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Em uma delas, o limite de R$ 500,00 para o saque imediato é ajustado para R$ 3.000,00. Esse valor máximo é para cada conta vinculada ao CPF do trabalhador.

A iniciativa é importante, pois, com mais dinheiro à disposição, o trabalhador poderá investir em pequenas obras e reparos para melhorar sua moradia.

A outra emenda propõe que a opção do trabalhador pelo saque-aniversário não impeça o acesso ao dinheiro do saldo em caso de demissão, que considero muito justa. Vale ressaltar que a proposta do governo Bolsonaro prevê um bloqueio de dois anos para quem optar pela retirada no mês de aniversário. Em caso de demissão, há cálculo da multa, mas o dinheiro fica retido.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo