Plural de Uber é Úberes?

Juro que eu tinha pensado em deixar o prefeito Haddad um pouco para lá.
Até pensei: Haddad anda quietinho, na dele, parece ter percebido sua incompetência para administrar uma das maiores cidades do mundo e está fazendo tempo, preparando sua saída da malfadada aventura de ter sido o alcaide de São Paulo e coisa e tal…
Mas, quando penso que a incompetência se reconheceu e se calou, lá vem o Haddad descendo a ladeira.
Se vangloria, o nefasto, da queda de acidentes de trânsito com a brusca diminuição da velocidade dos carros, como se isso não fosse apenas pano de fundo para acionar uma indústria de multas sem precedentes na cidade. O que o prefeito gastou em radares, Imelda Marcos, a filipina, não o fez em sapatos…
Digo a Haddad sem medo de errar: se ele diminuir a velocidade dos carros a zero km, não haverá mais mortes por acidentes automobilísticos na querida Sampa de Caetano Veloso (E quase ia pondo Caetano Veloz…).
Mas o que eu queria falar mesmo é do caso Uber, aplicativo derrotado duas vezes na Câmara municipal de São Paulo. Democraticamente, pois.
Em Paris, Haddad manda o recado: “Em até dez dias vou regulamentar o Uber…”
Pelo jeito, Haddad fará isso contra tudo e contra todos, especialmente os taxistas que, com seu forte poder de mobilização, fizeram a Câmara Municipal engolir o projeto de lei que proíbe o uso de carros particulares cadastrados com o aplicativo para o transporte individual de pessoas.
Com razão, os companheiros taxistas reclamam de concorrência desleal.
“O cara simplesmente compra um carro, baixa o aplicativo e é taxista. Eles querem o mole, não pagam imposto, não pagam nada”, reclamam.
A verdade é que existe um peso muito grande de carga tributária e responsabilidade nos ombros dos motoristas de taxi. E um peso muito brando em cima dos que se utilizam do aplicativo.
O Uber ameaça colocar em risco todo um segmento legalmente estabelecido e com décadas de prestação de serviços à cidade.
Como diria o Senador Romário, quando ainda era jogador de futebol, o Uber nem chegou e já quer sentar na janelinha…
Quero hipotecar minha ampla solidariedade à categoria dos taxistas.
E mais: para mim o plural de Uber é Úberes. Ou seja, está explícito que Haddad está trabalhando em mais um projeto destinado a se mamar nas tetas da vaca…

Ramalho da Construção
Sindicalista e deputado estadual (PSDB-SP)

siga-nos