Saiba como ter aposentadoria por idade e ganhar benefício total

Assim como a fórmula 85/95, a aposentadoria por idade também garante benefício sem descontos para os segurados mais velhos e com mais tempo de pagamentos ao INSS.
Para conseguir esse tipo de aposentadoria integralmente, além de 65 anos de idade, para homens, e 60 para mulheres, é necessário ter realizado ao menos, 30 anos de contribuições.
Pela regulamentação da aposentadoria por idade, usa-se 70% da média salarial do segurado mais 1% para cada ano contribuído. E é preciso um mínimo de 15 anos para conseguir se aposentar (nesse caso, a soma dá 85%, que é o percentual que irá se receber como benefício todos os meses).
Essa regra é valida para os homens. Quando estão com três décadas de pagamentos ao INSS, os segurados ainda não podem se aposentar por tempo de contribuição nem pelo fator previdenciário nem pela fórmula 85/95 progressiva. Para essas duas regras é necessário ter, ao menos, 35 anos de recolhimentos.
Portanto, para não perder esse tempo extra de pagamentos, quem possui mais idade poderá optar por esse modelo e já passar para a inatividade.
Já para mulheres não conseguem vantagens com esse cálculo por idade. Isso porque elas conseguem chegar mais rápido à fórmula 85/95.
A advogada previdenciária Adriane Bramante explicou que com 30 anos de pagamentos ao INSS, que é o mínimo exigido para aposentadoria por tempo de contribuição, e 55 anos de idade, a segurada já consegue o benefício integral pela nova fórmula. Portanto não vale a pena esperar até os 60 anos para receber o salário da Previdência por idade.
Atualmente, o INSS paga 9,8 milhões de aposentadorias por idade, contra 18,5 milhões de outros modelos.

FATOR MAIOR DO QUE 1
Assim como no benefício por tempo de contribuição, o fator maior do que 1 pode ser utilizado na aposentadoria por idade, desde que aumento o benefício.
De acordo com a advogada, a regra de cálculo é igual a do fator previdenciário. O INSS multiplicará a média salarial do segurado pelo índice maior do que 1. Ou seja, se o futuro aposentado tiver 65 anos de idade e 34 anos de contribuição, não poderá requerer o modelo por tempo de recolhimento. Porém, por idade, utilizará o fator 1,011. Se sua média salarial for de R$ 3mil, seu benefício passará para R$ 3.033, todos os meses.

Fonte: Jornal Diário de São Paulo 05.04.2016

siga-nos