Saque das contas inativas do FGTS começa na sexta

O resgate das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) começa nesta sexta-feira, 10, para os nascidos em janeiro e fevereiro. O saque estará disponível até o dia 31 de julho deste ano.
Para atender a demanda, cerca de 1800 agências ficarão abertas neste sábado, 11, das 9 h às 15 h. A Caixa Econômica Federal estima que cerca de 30,2 milhões de pessoas vão sacar 43,6 bilhões de reais em todo território brasileiro.
Para o presidente do Sintracon-SP -Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo, Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, a medida provisória 763/2016, que prevê o saque das contas inativas, é favorável ao trabalhador.
“De acordo com o Governo Federal, a movimentação da economia será mais intensa com a extração do FGTS das contas inativas. Como sindicalista espero que o mercado da construção civil seja, de fato, um dos protagonistas dessa movimentação. Dessa forma, milhares de vagas de empregos serão preenchidas pelos operários desempregados”, observa Ramalho.

Dinâmica
O Governo Federal libera o saque das contas que não recebem depósitos desde o dia 31 de dezembro de 2015. Quem pediu o desligamento da empresa ou foi demitido por justa causa, pode retirar o saldo das contas inativas conforme o calendário divulgado no mês passado. Os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, podem solicitar imediatamente o FGTS.

Pagamento
Os beneficiários podem resgatar o saldo do FGTS de quatro maneiras:
Crédito em conta da Caixa: é possível pedir o crédito no site das contas inativas.
Caixa eletrônico: com a senha do Cartão do Cidadão, o beneficiário pode sacar até R$1500,00 no caixa eletrônico. Acima de R$ 3.000,00, é necessário o uso da senha com o cartão.
Lotéricas e correspondentes: é preciso levar o documento de identidade, o Cartão do Cidadão e a senha.
Agências da Caixa: o beneficiário deve apresentar o número de inscrição do PIS (Programa de Integração Social) e o documento de identidade do trabalhador.

Calendário
Nascidos em janeiro e fevereiro, sacam a partir do dia 10 de março. Os aniversariantes de março, abril e maio, podem realizar a operação a partir de 10 de abril. Para quem nasceu em junho, julho e agosto, saca a partir de 12 de maio. Nascidos em setembro, outubro e novembro, sacam a partir de 16 de junho. E, finalmente, a partir do dia 14 de julho, é a vez de quem nasceu em dezembro.