Seconci-SP vacinará 12 mil trabalhadores contra a gripe

A gripe afeta gravemente de 3 a 5 milhões de pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é uma das doenças respiratórias que mais afastam os trabalhadores das suas funções, gerando impacto na economia devido à redução da produtividade e à perda de dias de trabalho, além das despesas com o tratamento. Com o objetivo de contribuir para que as empresas não sintam esses efeitos, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) dá início à Campanha de Vacinação contra a Gripe, incentivando que as construtoras vacinem seus funcionários.
A ação terá início em abril e o agendamento para as construtoras já está aberto. Depois da aplicação da vacina, a imunização máxima é atingida em um intervalo de 15 dias. A meta da entidade é que 12 mil trabalhadores no Estado recebam a dose dentro dos canteiros de obra.
“A gripe é uma infecção das vias respiratórias, altamente contagiosa, causada pelo vírus Influenza. Febre alta e repentina, mal estar, dor de cabeça e no corpo, perda de apetite, tosse, coriza, dor de garganta são os sinais mais comuns. Em geral, os sintomas duram uma semana, podendo a tosse persistir por mais tempo”, explica a gerente de Enfermagem do Seconci-SP, Gisele Batistini.
Como a gripe pode ser uma porta de entrada para doenças mais graves como a pneumonia e a síndrome respiratória aguda que exijam hospitalização, logo que os primeiros sintomas apareçam é necessário procurar um médico para o correto tratamento. “A melhor forma de se proteger é estar vacinado, uma vez que a vacina estimula a produção de anticorpos, impedindo que a pessoa desenvolva a gripe”, alerta Gisele.
As empresas da construção, contribuintes ou não do Seconci-SP, podem agendar a vacinação de seus trabalhadores, mediante contato com o setor de Relações Empresariais (11 3664-5844 /relacoesempresariais@seconci-sp.org.br).
Outras vacinas – Para contribuir com a cobertura do Calendário de Vacinação de Adultos, o Seconci-SP firmou parceria com a Vigilância Epidemiológica da cidade de São Paulo. Os usuários que passarem por atendimento na sede da entidade, na capital paulista, poderão receber as vacinas Dupla Adulto (contra tétano e difteria), Tríplice Viral (contra rubéola, caxumba e sarampo), contra Hepatite B e Febre Amarela.
Anteriormente, esses usuários eram encaminhados para unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, eles podem contar com esse benefício diretamente na sala de vacina do ambulatório do Seconci-SP, complementando a realização dos exames de rotina.