Sindicato Cidadão – Conheça o novo Programa do Sintracon-SP

Para exercer sua função social, o Sintracon-SP criou o programa Sindicato Cidadão.

 
O que é o Sindicato Cidadão?

 

O Sindicato Cidadão é um programa do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo), que tem como objetivo ouvir os problemas da sociedade e passá-los ao Governo para que sejam resolvidos. 

Dessa forma, o programa age como intermediador entre a sociedade e o poder público, passando, diretamente aos poderes executivos e legislativos, os problemas comunitários (água, luz, esgoto, educação, saúde e infraestrutura) e cobrando as respectivas soluções. 

 

 

 

 

Como Funciona?

 

A Sociedade identifica um problema e aciona o Sindicato Cidadão, solicitando apoio na vistoria de determinada demanda (asfalto, tapa buracos, coleta seletiva, manutenção de praças, serviços de saúde e educação, manutenção de praças e parques, etc).

Posteriormente, o Sindicato Cidadão, através de seu presidente e com agendamento prévio, promove visitas para verificação da demanda e oficializa as providências para encaminhamentos das soluções junto aos responsáveis de cada área envolvida.

As visitas são realizadas com convites prévios a todos órgãos e autoridades diretamente ligados a demanda em questão, assim como a entidades e representantes da sociedade civil. Sua atuação é, sempre, conjunta com setores organizados da sociedade: Associações, Rotary, OAB, Entidades Comerciais e Empresarias, Imprensa Regional, Representantes de Organizações, ONGs, etc. 

Depois da visita, o Sindicato Cidadão dá os encaminhamentos legais às demandas junto aos poderes públicos, através de ofícios, e mantém controle e monitoramento sobre o andamento de cada processo em tramitação legal e/ou operacional.

Em paralelo, o Sindicato Cidadão também mantém informado, com constante atualização, as autoridades, os órgãos e as entidades envolvidas no processo, assim como toda a população.

 
Objetivo

 

O objetivo do programa é promover e garantir os Direitos Sociais: educação; alimentação; saúde; trabalho; lazer; segurança; previdência; proteção à maternidade e à infância, entre outros. Mas, também, os Direitos Políticos: a construção de uma sociedade justa, livre e solidária; eliminação da pobreza e da marginalização; e redução das desigualdades. Tendo, por fim, assegurar a todos a existência digna conforme os princípios da justiça social, o pleno emprego, e, ainda, o desenvolvimento social com base no valor do trabalho, do bem-estar, da justiça social, e da educação e saúde, como deveres do Estado e direito de todos.

 
Contato

 

Telefone para o acionamento: 3388-4800

siga-nos