Sintracon-SP comemora o “Outubro Rosa” com palestra sobre câncer de mama

O nosso Sindicato, o Sintracon-SP, comemorou o “Outubro Rosa”, de conscientização das mulheres para com seus direitos e saúde, com uma série de debates sobre o câncer de mama que, se rapidamente detectado, tem amplas condições de cura.
O evento dirigido às associadas, foi efetivado no último dia 16 de outubro, na sede da Conde de Sarzedas, número 286, região central da capital paulista, contando com a presença de mais de 300 pessoas, entre elas, Bernadete Trajano, diretora do Sintracomos, lá da Baixada Santista.
Bernadete fez um emocionado depoimento sobre como venceu a doença a poucos meses.
Na ocasião, o líder da nossa categoria, Ramalho da Construção, que também já enfrentou um câncer e saiu vitorioso da batalha, ressaltou a importância do cuidado que se deve ter com a questão, muito comum entre as mulheres.
Após a fala de Ramalho houve uma palestra da enfermeira Olivia Olinda.
“É fundamental que todas sempre façam uma autoavaliação da mama para, assim, realizar um diagnóstico precoce. Qualquer irregularidade, a pessoa deve procurar um especialista, pois quem ama, se conhece”, afirmou Olivia.
Jaqueline Santos Viana, também enfermeira, falou logo após Olívia e criticou o sistema de saúde em nosso País. E alertou quanto à importância de prevenir a doença para não a remediar.
“É muito importante a participação e o apoio dos homens neste processo tão complicado. Com a ajuda do companheiro, a mulher se sente motivada a conhecer a si mesma e cuidar mais de sua saúde”, pontuou Jaqueline.
A palestrante também apresentou alguns dados alarmantes de mortes causadas pelo câncer no Brasil.
“Em 25% dos casos registrados, as mulheres são as vítimas. Em 2013 mais de 14 mil delas morreram e quase 60 mil novos casos foram computados por ano”, enfatizou Jaqueline Viana.
A professora Maricéu Cunha de Campos, especialista em Radiologia, deu dicas sobre como fazer o tratamento, deixando evidente tratar-se de algo doloroso, mas necessário.
“A mama é uma região sensível do corpo da mulher. Mas a mamografia, indispensável no processo de prevenção ao lado da autoavaliação, é um exame bem rápido”, ponderou Maricéu.
Maria de Fátima dos Santos, diretora de ações sociais, abordou o tema “Prevenção, Cuidados e Autoestima”.

rosa1
Sorteios
A programação foi recheada de surpresas, com sorteios de 25 kits de beleza e a consultoria de estética feita pela equipe da diretora da Mary Kay, Michele Vieira, cuja participação deu um toque especial na beleza das nossas associadas.
A associada Beatriz Santos, de 36 anos, sempre frequenta o Sindicato. Ela relatou que adora os eventos e parabenizou a iniciativa de se alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer.
Ana Sheila, 36 anos, que é assistente social da Ornam (Organização Nacional de Assistência aos Municípios) veio prestigiar o evento realizado pelo Sindicato. Ela parabenizou a todos os envolvidos pelo empenho e dedicação.
Ramalho da Construção
Ao final do debate, Ramalho da Construção agradeceu a todas pela ilustre presença e, mais uma vez, ressaltou a importância de investirmos em nossa saúde e qualidade de vida.
Ramalho propôs alguns projetos de lazer e cultura, como passeios para a visitação de pontos turísticos do Estado de São Paulo.
E concluiu defendendo urgentes reformas na educação e saúde como forma de beneficiar não só o trabalhador, mas toda a sociedade.

rosa3

siga-nos