Veja como conseguir a aposentadoria por idade mesmo sem trabalho

O solicitante do benefício não precisa exercer atividade profissional a vida inteira para conseguir sua aposentadoria. Existem duas modalidades de contribuição que servem para dar assistência às pessoas que não trabalham: a aposentadoria por idade e a por tempo de contribuição.
Para conseguir a por idade, o segurado tem de ter, no mínimo, 15 anos ou 180 contribuições. Contudo, ele só pode pedir essa modalidade quando atingir a idade estipulado pelo governo: 60 anos para mulheres e 65 para os homens.
No entanto, se a Reforma da Previdência for aprovada e sancionada pelo Michel Temer, presidente da República, a idade da mulher muda e passa a ser 62 anos. Já os homens continuam com a mesma idade.
Por outro lado, a aposentadoria por tempo de contribuição exige 30 anos de recolhimento para as mulheres e 35 para os homens, além de não ter idade mínima.
Para quem pretende contribuir como facultativo, precisa pagar uma guia específica, que fica disponível no site da Previdência (www.previdencia.gov.br) e em papelarias. Caso o trabalhador não possua o PIS-Pasep, que deve ser informado no documento, terá de ligar na Central de Suporte 135.

siga-nos