Veja como solicitar a mudança de agência do INSS e facilitar a vida

Os segurados que pretendem mudar de cidade ou até de estado podem pedir a transferência de seu benefício para uma agência mais próxima de sua nova residência. A troca também é possível dentro da mesma cidade.
A vantagem de se solicitar a mudança é que, caso seja necessária qualquer alteração no benefício, não é preciso ir até o posto de origem.
Entre os serviços que exigem a presença do segurado na agência que concedeu a aposentadoria estão pedidos de revisão, alterações cadastrais, solicitações de recursos e da cópia do processo administrativo. Também deverão ser requeridos no mesmo local assuntos relacionados a pagamentos.
A mudança de agência também facilita aos aposentados por invalidez, disse o advogado Rômulo Saraiva. Nesse tipo de benefício, concedido àqueles que estão incapacitados de exercer qualquer atividade profissional, o segurado pode ser convocado de dois em dois anos para uma perícia de acompanhamento. Se pedir a mudança de agência consegue fazer o procedimento no novo posto. Caso contrário, há o risco de ser convocado pelo antigo.
Já questões que envolvem consultas, como prestação de informações sobre benefício, emissão do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), cadastramento de senha e bloqueio de consignado com desconto indevido, por exemplo, podem ser realizados em qualquer posto. O pedido de auxílio-doença também são realizados em qualquer agência.
De acordo com a Previdência Social, para fazer a mudança da agência o segurado terá de preencher um formulário com seus dados pessoais, número e tipo de benefício, CPF, endereço antigo e novo, qual o local anterior e para qual o benefício deverá ser enviado. Deve-se anexar uma cópia do documento de identificação nessa solicitação. O formulário preenchido pode ser entregue tanto na agência antiga quanto na nova elegida pelo aposentado.
Não é preciso fazer um agendamento para trocar de posto, basta levar documentos pessoais, CpF e comprovantes de endereço.
Os segurados podem, além de fazer a troca do posto previdenciário, pedir para mudar a agência bancária responsável pelo recebimento do benefício. No INSS, será preciso preencher o formulário de alteração de dados bancários indicando a nova região ou indicar os novos dados (nome e número do banco, agência e conta), podendo ser conta corrente ou poupança.

jj

Fonte: Jornal Diário de São Paulo

siga-nos