Veja o que fazer caso tenha o pedido de aposentadoria negado

Segurados podem recorrer administrativamente da decisão do INSS ou procurar a Justiça para tentar reverter a resposta negativa
Os segurados que pedem aposentadoria no INSS recebem por carta a decisão que o instituto tomou após analisar a documentação apresentada. A resposta, no entanto, nem sempre é positiva.
Se tiver o benefício negado, o beneficiário pode contestar a decisão administrativamente na Junta de Recursos. Ela faz parte de um conselho da Previdência Social, que funciona como um tribunal para os casos pendentes nas agências.
A advogada Vivian Melissa Mendes explicou que o segurado terá 30 dias para recorrer contados desde a ciência da decisão que deu o indeferimento. Ele precisará agendar um atendimento na agência e preencher um formulário com dados pessoais, número do benefício e motivos para entrar com um recurso. Se preferir, poderá levar o pedido já escrito de casa ou enviar pelo Correio.
Se o INSS não considerou um período de contribuição, por exemplo, o segurado poderá anexar documentos a esse formulário que comprovem os recolhimentos, como cópia da Carteira de Trabalho, carnês de contribuição ou uma declaração do empregador.
Se ainda assim tiver o pedido negado, o segurado poderá buscar a Câmara de Julgamento, a última instância administrativa. O pedido também deve ser feito 30 dias depois de receber a negativa da junta.
Após protocolar o recurso, o INSS tem um mês para encaminhar o processo da Junta de Recurso para a Câmara de Julgamento. Após o recebimento, o prazo para decisão do processo é de 85 dias. Ele pode ser maior, caso o conselho precise de mais provas para analisar o caso.
A advogada explicou que os pedidos administrativos costumam demorar para ter uma resposta. Por isso, os segurados que tiverem condições podem entrar também com um pedido na Justiça, assim que tiveram o pedido negado. É possível fazer esses dois pedidos ao mesmo tempo. O que pode acontecer, ressaltou a especialista, é de o INSS perguntar se o beneficiário tem ação na Justiça e suspender o andamento administrativo à espera da decisão do juiz, para evitar contradições.
ANTES DO PEDIDO
As negativas do INSS são comuns de acontecer, mas muitas vezes pode ser por culpa do próprio segurado. Achar que tem o tempo total de contribuição exigido ou apresentar uma Carteira com rasuras podem prejudicar o pedido. O ideal é checar as regras e a documentação antes de ir à agência.

Fonte: Jornal Diário de S. Paulo -11/07/16

siga-nos