Na defesa da organização sindical dos aposentados:
A imprensa tem noticiado amplamente, as investigações acerca de uma quadrilha que foi montada para desviar dinheiro dos aposentados.
As denúncias são de que havia desconto de contribuição sem autorização do aposentado, que, após o devido processo legal, os culpados irão para a cadeia!
Por livre e espontânea vontade me associei ao SINDNAPI (Sindicato dos Aposentados), porque entendo que os aposentados precisam ter voz e vez.
Ainda quando não era aposentado, tive a ideia de criar uma organização sindical que defendesse os aposentados, e para isso, tivemos a ajuda do Senhor Larissa, presidente da UIL (Unione Italiana Del Lavoro), para que os brasileiros, coordenados pelo deputado italiano Fábio Porta pudessem construir um braço forte na defesa dos aposentados.
Depois da fundação do SINDNAPI, indiquei, na época, a tesouraria geral, um diretor do SINTRACONSP, nosso saudoso Claudio Aureliano.
Nessa época, ainda engatinhando, o sindicato dos aposentados não tinha recursos, e como todo começo, as mensalidades arrecadadas mal cobriam as despesas do sindicato.
Mais adiante o SINDNAPI foi crescendo, com a conquista de novos associados, mas nosso Claudio saiu da tesouraria, foi para o Conselho Fiscal, e depois saiu definitivamente do SINDNAPI.
Permaneci associado e continuarei defendendo a organização dos aposentados, cujo ingresso se dá de forma livre e espontânea.
É inegável, que o SINDNAPI conseguiu muitos benefícios, para os aposentados, tais como, valorização do salário-mínimo acima da inflação, antecipação do 13º, recebimento dos benefícios no quinto dia útil do mês, aplicação do reajuste nas aposentadorias em 1º de janeiro etc., conquistas que se deram, principalmente, nos governos Lula e Dilma.
Importante que eventuais desmandos, desvios, sejam combatidos, investigados a fundo, com a responsabilização daqueles que causaram prejuízos aos nossos aposentados, mas isso não pode desmobilizar os aposentados brasileiros, que precisam seguir unidos e organizados para que não tenhamos retrocessos, e que possamos avançar mais na defesa daqueles que deram o duro a vida toda, anoitecendo e amanhecendo trabalhando para a construção desse país.
Conclamo que os responsáveis pela condução do ressarcimento dos aposentados lesados, sejam ágeis e proativos, para que esse dinheiro seja devolvido rapidamente, sem grandes entraves, o que seria o mínimo, no sentido para reparar os danos sofridos por nossos aposentados, muitos em situação de vulnerabilidade, pobreza, que dependem desse benefício a subsistência básica e não merecem esperar para receber o que é deles por direito.
Viva os aposentados brasileiros!
Ramalho da Construção