De acordo com o pesquisador do IBGE, Bruno Mandelli Perez, dois fatores explicam as reduções da pobreza e extrema pobreza: o emprego e os benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário-mínimo para idosos e pessoas com deficiência.
Tanto o mercado de trabalho quanto benefícios de programas sociais são importantes para explicar a redução na pobreza.
“Mas, na situação, o mercado de trabalho é mais importante no caso da pobreza; e os benefícios de programas sociais, na extrema pobreza”, explica Mandelli.
Segundo analistas, o aumento dos valores médios dos benefícios concedidos pelo Bolsa Família, em 2023, quando comparado com o Auxílio Brasil 2022, certamente teve impactos sobre a manutenção da trajetória de redução da pobreza e da extrema pobreza em 2023, o que é ressaltado no texto da Síntese de Indicadores Sociais.
———————————-
Mulheres, negros e jovens
Ao analisar a população pobre, o IBGE constata que as maiores vítimas da pobreza e extrema pobreza são as mulheres, negros (conjunto de pretos e pardos) e jovens.
Enquanto a parcela de homens na pobreza é de 26,3%, a das mulheres alcança 28,4%. Em relação à extrema pobreza, as proporções são 4,3% e 4,5%, respectivamente. Analisando por faixa etária, percebe-se que a população jovem tem taxas superiores à média nacional (27,4%).
————————————–
Benefícios sociais
A Síntese de Indicadores Sociais traz dados que mostram a importância de benefícios sociais para a população mais pobre. Em 2023, a renda proveniente do trabalho era a principal fonte de dinheiro dos domicílios. De cada R$ 100, R$ 74,20 vinham do trabalho.
Quando a pesquisa se iniciou, em 2012, os benefícios sociais respondiam por apenas 23,5% do rendimento domiciliar dos mais pobres. Dez anos depois, essa parcela passou para 42,2%.
Mas é importante destacar que entre esses domicílios com menor rendimento, até um quarto do salário-mínimo, o fator trabalho está perdendo participação, e os benefícios de programas sociais estão ganhando participação.
———————————————
Juntos por quem constrói o futuro!
Todos os dias, estamos nos canteiros de obras defendendo os seus direitos, compartilhando informações e garantindo apoio para os trabalhadores da construção civil.
Ser associado ao Sintracon-SP é fortalecer a categoria e garantir avanços importantes para o setor.
Associe-se ao Sintracon-SP! A sua união é o alicerce da nossa luta por mais conquistas e valorização.
Não fique só, fique sócio!