No último dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, as centrais sindicais realizaram uma grande festa unificada em São Paulo, reunindo milhares de pessoas em defesa de pautas fundamentais para a classe trabalhadora.
Entre os principais temas do ato estavam o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5.000. Durante o evento, 10 carros foram sorteados e artistas como Pixote, Edson e Hudson e Fernando e Sorocaba animaram o público.
O presidente do Sintracon-SP, Ramalho da Construção, participou do ato político e destacou em seu discurso a urgência da redução da jornada de trabalho e a importância dos trabalhadores se organizarem também no campo político:
“Precisamos formar quadros para disputar as eleições e garantir que os interesses da classe trabalhadora estejam representados”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença dos ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), representando o governo federal. O presidente Lula não participou.