Na madrugada de todos os dias, por volta das 5 horas, as equipes de base do Sintracon-SP visitam canteiros para fiscalizar e garantir que os direitos dos trabalhadores estão sendo respeitados.
Para percorrer as mais de 2 mil obras, o Sindicato investiu pesado na base, que conta hoje com 20 equipes para defender e fiscalizar, com firmeza, o meio ambiente dos locais, acusando possíveis problemas.
Mais de 300 mil trabalhadores esperam pelo Sintracon-SP todos os dias. Equipes formadas por lideranças de base recebem o itinerário das construções a serem visitadas.
Ramalho da Construção pretende aumentar o atendimento e a presença do Sintracon-SP para um total de 30 equipes, ou seja, 60 pessoas trabalhando diuturnamente.
A Base trata, também, de algo extremamente importante, que é o da sindicalização de trabalhadores, sob o preceito de participarem ativamente das lutas pela dignidade, reconhecimento e peso nas relações entre o capital e o trabalho.
Uma das maiores conquistas do Sintracon-SP, foi a implantação do projeto “Padaria na Obra” que já funciona em 600 canteiros.
Ramalho da Construção designou, para organizar tão árdua tarefa, os diretores Atevaldo Leitão, Francisco de Assis Pereira de Lima (Chicão) e Ramalho Júnior, que hoje fazem a gestão do setor de base.