O Sintracon-SP participou de uma reunião com a Feticon-SP para discutir a ampliação da presença de jovens aprendizes nos canteiros de obra. O objetivo é aproximar a juventude do universo da construção civil, despertando o interesse por uma carreira no setor e ajudando a suprir a crescente falta de profissionais qualificados.
A iniciativa busca mostrar aos jovens que a construção civil é um setor de oportunidades, que oferece possibilidade de crescimento profissional e estabilidade. Ao mesmo tempo, as empresas terão a chance de formar novos talentos desde cedo, alinhando a prática no canteiro com a qualificação profissional.
Para o Sintracon-SP, investir no Jovem Aprendiz é investir no futuro do setor. O sindicato reforça que os jovens terão a oportunidade de aprender em um ambiente real de trabalho, ao lado de profissionais experientes, mas sempre com acompanhamento e respeito às normas de proteção.
“O setor da construção civil enfrenta hoje um verdadeiro apagão de mão de obra qualificada. Trazer a juventude para dentro dos canteiros é garantir que, amanhã, teremos profissionais preparados para dar continuidade ao crescimento da nossa categoria e do Brasil”, destacou a diretoria do Sintracon-SP.
A iniciativa também busca ampliar o debate junto ao Governo Federal via Ministério do Trabalho, Secretaria de Inspeção do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, sempre, frisando que o setor quer atrair o Jovem Aprendiz, porém, com a garantia de que haverá trabalho seguro e respeitando todas as normas de segurança e nossas leis.