LOGO
Força Sindical e Sintracon-SP

São Miguel Paulista quer solução para enchentes

Localizado no extremo Leste da Capital, São Miguel Paulista é um dos bairros mais antigos da história da cidade que mais cresce no mundo.

Segundo dados da Prefeitura paulistana, começou tendo por base a Aldeia de Ururaí, formada por índios guaianases que haviam deixado os arredores do Colégio Jesuíta de São Paulo.

Ururaí era como os índios denominavam o Rio Tietê, que margeia a região.

Para marcar presença cristã na aldeia dos Guaianases, por volta de 1560 o padre José de Anchieta construiu uma capela na região, batizada de São Miguel, nome de seu arcanjo de devoção.

O bairro de São Miguel Paulista começou a crescer ao redor da capela, que é ponto turístico do bairro e foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938.

Trata-se de uma das únicas construções do município de São Paulo que, depois da reforma que sofreu no século 17, conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão.

A Capela de São Miguel Arcanjo passou por uma restauração em 2007. Hoje faz parte da Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como “Praça do Forró”, referência à cultura nordestina da região.

A Praça Forró, como não poderia deixar de ser, é local de lazer, com apresentações musicais, teatrais e feira de artesanato com motivos do Nordeste brasileiro.

Ainda no que diz respeito à praça Padre Aleixo, ela leva o nome de importante figura religiosa da região, responsável pela fundação da nova igreja Matriz de São Miguel, no início da década de 1950, já que a Capela, não comportava o número de fiéis que costumavam frequentar as missas.

Compartilhe: